sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Salomão Gurgel defende programa Mais Médicos do governo federal

O psiquiatra Salomão Gurgel comentou, em seu blog pessoal, sobre o programa Mais Médicos do Governo Federal.  Ele discorreu sobre as dificuldades que tinha, enquanto prefeito de Janduís, para contratar médicos para o PSF.  Ele aponta que são poucos os médicos que querem trabalhar no interior. por isso a dificuldade que os pequenos municípios encontram para contratar esses profissionais.
Ele também apontou que Cuba hoje possui um índice de mortalidade infantil dos menores do mundo. “A média de vida dos cubanos se iguala ao de países desenvolvidos. isso se deve, em muito, ao desenvolvimento da assistência médica, do desenvolvimento da saúde pública e a preparação dos seus profissionais médicos”, apontou.
De acordo com Gurgel, para suprir as deficiências de médicos no Brasil seriam necessários 196 mil profissionais. “Se fossemos esperar pela preparação desses profissionais pelas universidades brasileiras, teríamos que esperar até 205. Até lá, quantos brasileiros morreriam por falta de médicos?’, questionou.
Defensor do programa Mais Médicos. Salomão mandou um recado para os colegas de profissão: ” vamos deixar o corporativismo de lado e não morrer por uma reserva criminosa de mercado de trabalho médico”, finalizou.

Nenhum comentário: